segunda-feira, 30 de maio de 2011

Comissão Especial de Inquérito da Saúde é instituída em Rio das Ostras

Foi formada na última quarta-feira, 25, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde em Rio das Ostras para apurar negligências médicas. A comissão foi formada a partir de um pedido do vereador Rosenildo Correa Viana que já é presidente da Comissão Permanente de Saúde, formada ainda pelos vereadores Alex Amarrado e Ademir da Farmácia. 

A intenção da CEI será apurar duas ocorrências relatadas por munícipes. A primeira denúncia foi de Iolanda Cruz, que no dia 18 de abril, fez uma cesariana no hospital municipal após sofrer com a espera do parto normal e perdeu o bebê, que ficou durante 70 dias na UTI em Cabo Frio. A segunda denúncia é de Roberta dos Santos, que teve a mãe atropelada na Rua das Camélias. Após ficar vários dias internada, a mãe de Roberta veio a falecer devido a demora da transferência para o Rio e ao mau atendimento no Hospital Municipal.
 

A primeira reunião com o presidente da Câmara dos Vereadores, Carlos Afonso- único vereador que não assinou o documento para instituir a CEI-, aconteceu na quinta-feira, 26. Foi solicitado por Rosenildo estrutura para funcionamento da comissão, assim como a contratação de um médico para acompanhar as investigações. De acordo com o parlamentar, o primeiro passo será ouvir novamente as vítimas. Depois, os envolvidos serão convidados para depor.
 

Após a investigação, caso seja constatado que houve negligência médica e dos profissionais do Pronto Socorro e Hospital, a CEI encaminhará as denúncias para a justiça comum, Ministério Público e para o Conselho Regional de Medicina. A investigação pode durar 60 dias, sendo estendida por mais 60, caso seja necessário. Durante a CEI os envolvidos serão convocados para depor e o grupo contará ainda com a ajuda de outros profissionais da área para identificar se houve erro na conduta médica.
http://www.riodasostrasnews.com.br


OBS: Parabens aos vereadores que formaram esta importantissima comissão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário