sábado, 14 de maio de 2011

Impacto entrevista: Dr Gilson Vianna


O Médico Riostrense Dr Gilson Vianna é o nosso entrevistado da edição. Dr Gilson está a mais de 15 anos atuando em Rio das Ostras e tem desempenhado papel importante na área de saúde no município. Muitos não tem conhecimento,mas ele foi o presidente da Associação Médica de Rio das Ostras por 2 mandatos consecutivos e atualmente é o vice presidente. Dirigiu também a Unimed e foi um dos pilares da concretização do projeto que garante até hoje um plano de saúde de qualidade aos funcionários da prefeitura. Carioca,cresceu no bairro de inhaúma e chegou quase a jogar profissionalmente no América FC do Rio de Janeiro, clube pelo qual torce até os dias de hoje. Confira mais na entrevista abaixo:

-Fale um pouco sobre a saúde pública no Estado do Rio de Janeiro.

- A saúde no Estado do Rio de Janeiro ficou estagnada durante muito tempo.Os investimentos nesta área nos últimos governos foram muito pequenos, praticamente não houve crescimento no número de leitos hospitalares e de hospitais de emergência. Trabalhei durante 10 anos ( 1987 – 1997 ) na emergência do hospital Getúlio Vargas na Penha e naquela época já era difícil.Agora está pior. No momento a única novidade são as UPAS, que espero que sejam man-tidas e expandidas, o que já representa uma luz no fundo do túnel.

-E em Rio das Ostras ?

-A saúde de Rio das Ostras não é muito dife-rente da saúde do Estado. Precisamos provocar um grande debate nesta área.Estamos na cidade de maior crescimento populacional do Estado, portanto é preciso planejamento e crescimento contínuo dos serviços prestados.
Nossa emergência municipal precisa de melhores serviços e principalmente de maior área física, estamos com o mesmo Pronto Socorro de 40 000 habitantes. O corpo de profissionais que atuam no Pronto Socorro é qualificado, mas precisamos dar condições para que eles possam desempenhar bem o seu trabalho. E estas condições passam por melhor ambiente físico,melhores equipamentos e materiais, melhor alimentação e fundamentalmente melhores salários.
Na saúde básica é aonde mais se precisa de investimentos e uma melhor organização. Estamos ainda parado em relação ao projeto saúde da família.

Precisamos melhorar muito a atenção básica em saúde, só assim se diminui o fluxo de pacientes no Pronto Socorro. A prevenção é essencial e decisiva para uma melhor saúde da população.
Fim.


Hoje nossa cidade tem um pouco mais de 100 mil habitantes, não precisa ser matemático para saber que passou demais da conta de 40 mil habitantes.
Como diz Boris Cazoi ISTO É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!

Com saúde não se brinca.

OLHA A IMPUNIDADE AI GENTE...........

Nenhum comentário:

Postar um comentário